terça-feira, 17 de maio de 2011

Aceita um cafezinho?

Uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, o café tem diversos benefícios. Rico em vitamina B, ferro, zinco, magnésio, cálcio, potássio, além de ácidos clorogênicos e antioxidantes. Conta também com grande quantidade de nutrientes que combatem a depressão.

Como antioxidante, o café tem a propriedade de diminuir a incidência de diabetes do tipo 2 e a celulite. Há estudos que apontam que homens que bebem café reduzem em até 80% a possibilidade de desenvolver Mal de Parkinson e reduzir a deterioração mental em mulheres com mais de 65 anos.

Crianças que bebem 1 xícara de café com leite por dia tem menos chance de tornar-se depressivas que as outras. Outros benefícios são a redução do colesterol, e doenças cardiovasculares. A dose recomendada para adultos é de 4 à 6 xícaras diárias, o que equivale à cerca de 500mg de cafeína, o que estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar.

Vale lembrar que o café passado em casa deve ser consumido até 15 minutos após ser coado, pois passado ele oxida. O consumo excessivo do café, acima das 6 xícaras recomendadas, pode, além de não trazer os benefícios acima apresentado, pode causar pressão alta, pode causar o aparecimento de pólipos (primeiro estágio do cancer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas, reduz a taxa de oxigenação nos neurônios, irritações nas mucosas intestinais e ações acidificantes do sangue.


Ou seja, o café é ótimo, mas se for consumido com moderação.

Fonte:
Portais da Moda
Revista Cafeicultura
Sport Life
Espresso Perfeito

Nenhum comentário: